logo Chic Food
HOME
PERFIL DO EDITOR
EDIÇÕES ANTERIORES
MIDIA KIT
FALE CONOSCO

BACALHAU, VERSATILIDADE À MESA

Bacalhau da Noruega

Para homenagear uma das iguarias mais festejadas, VL Chic Food foi consultar o autêntico Bacalhau da Noruega, referência mundial representada pelo Conselho Norueguês da Pesca, sem dúvida, símbolo de origem e qualidade dos produtos exportados pelo país nórdico

O autêntico Bacalhau da Noruega é o Gadus morhua (da família Gadidae) vem das águas frias e cristalinas dos mares que circulam o Polo Norte, na Noruega, garantindo a melhor qualidade e o sabor único. O conhecimento e a experiência únicos da Noruega constituem uma das maiores comunidades de pesquisa e desenvolvimento em pesca e produtos do mar do mundo, que incluem desde o tamanho dos peixes até os métodos de pesca.

Altamente saudável, o Bacalhau da Noruega tem baixo teor de gordura - cada 100g do peixe possui aproximadamente 160 calorias, é fonte de proteínas, cálcio, ferro e rico em ômega 3, além de ser livre de conservantes artificiais, porque é apenas peixe e sal. Para ter certeza de que está levando o produto certo para casa, é preciso saber diferenciar todos os tipos de bacalhau.

No Brasil, podemos encontrar cinco tipos de peixes salgados secos da família Gadidae:

- BACALHAU SALGADO SECO GADUS MORHUA: Considerado o mais nobre bacalhau, esse tipo é pescado no Atlântico Norte e apresenta postas altas, largas e coloração palha e uniforme, quando salgado e seco. Depois de cozido, sua carne se desfaz em camadas claras e tenras.

- SAITHE SALGADO SECO POLLACHIUS VIRENS: Possui sabor mais forte e coloração menos clara. Quando cozido, sua carne macia desfia com facilidade. É o tipo perfeito para preparar bolinhos, saladas e ensopados.

- LING SALGADO SECO (MOLVA MOLVA): O mais estreito entre os peixes tipo bacalhau. Sua carne branca e apetitosa é perfeita para pratos desfiados, assados, cozidos e grelhados.

- ZARBO SALGADO SECO (BROSME BROSME): Menor entre os cinco peixes tipo bacalhau, é mais roliço do que o Ling. Bom para o preparo de pratos desfiados, caldos, pirões e bolinhos.
Salada de Bacalhau Risoto de Bacalhau Salada e Risoto de Bacalhau

DESSALGAR NÃO TEM MISTÉRIO

O método de dessalgue do bacalhau é muito simples. A sugestão é mergulhar o bacalhau em água fria, com pedras de gelo, dentro da geladeira e usar duas partes de água para cada parte de bacalhau, trocando duas vezes por dia, no mínimo, e mantendo o bacalhau na geladeira, para ficar bem conservado. Algumas receitas familiares recomendam uma terceira troca, desta vez usando leite no lugar da água, para deixar o bacalhau mais macio. Depois do processo de dessalgue, pode congelar o peixe, pois o bacalhau não perde seu sabor autêntico e estará sempre pronto para consumo em inúmeras receitas, ideal para todos os dias.
Selecionadas por VL Chic Food, clique AQUI para imprimir arquivo pdf de algumas receitas preparadas com o versátil Bacalhau da Noruega.

logoface logoinsta logoissuu
logotipo acertado
(c) VL Editorial 2021 - Todos direitos reservados.
Créditos de fotos: Divulgação