logotipo acertado trxto topo Capa VL 15
HOME
PERFIL DO EDITOR
EDIÇÕES ANTERIORES
MIDIA KIT
FALE CONOSCO

FAZENDA SÃO LUIA DA BOA SORTE: BACK TO THE PAST

Fazenda São Luiz da Boa Sorte

Primor do século XIX em plena magnitude, o local ganhou uma restauração meticulosa, tocada em diferentes fases para proporcionar aos hóspedes uma volta ao passado, nos tempos áureos do ciclo do café

Preciosidade encravada na imperial cidade de Vassouras, estado do Rio de Janeiro, a Fazenda São Luiz da Boa Sorte é fruto da união de duas importantes fazendas do ciclo áureo do café, a São Luiz e a Boa Sorte. Coladas uma com a outra, por volta de 1835 nasciam as fazendas dos irmãos Gomes Ribeiro de Avellar: Fazenda São Luiz, de Paulo Gomes Ribeiro Avellar; e Fazenda Boa Sorte, de Quintiliano Gomes Ribeiro Avellar. Hoje, a propriedade é da empresária Liliana Rodrigues, entusiasta em preservar importante capítulo do ciclo do café no cenário brasileiro ao lado do empreendedor Nestor Rocha, presidente do Instituto Preservale, uma entidade voltada à preservação das fazendas históricas situadas na região fluminense do estado do Rio de Janeiro. Com sua localização privilegiada, a Fazenda São Luiz da Boa Sorte é um primor do século XIX em plena magnitude, depois de uma restauração meticulosa, tocada em diferentes fases pelos arquitetos João Reis e Gilmar Peres.
A fazenda dispõe de 21 suítes devidamente estruturadas e ambientadas com móveis de decoração de época, o que torna a experiência de se hospedar no local uma verdadeira viagem no tempo. Para os que desejam ficar perto das principais atrações da fazenda, as suítes na Casa de Vivenda são as mais recomendadas. Para os que preferem algo mais intimista, a melhor opção são as suítes da Hípica (dica da redação: pesquise a disponibilidade de ficar acomodado no Quarto do Príncipe. O cômodo foi criado para receber o Conde D’Eu, marido da Princesa Isabel, em sua visita à cidade dos Barões do Café, no ano de 1876).
Suíte do Padrinho_Fazenda São Luiz da Boa Sorte Jantar do Barão_Fazenda São Luiz da Boa Sorte Atrações da fazenda: Suíte do Padrinho e Jantar do Barão

PÍLULAS DO FREI GALVÃO

A Fazenda São Luiz da Boa Sorte tem uma bela capela (Capela de São Luiz), erguida em 1844, devoção do Barão de São Luís (Paulo Gomes Ribeiro de Avellar) à São Luís de França. No oratório são realizadas missas mensais em homenagem a Frei Galvão. Após as cerimônias religiosas, os presentes ganham as famosas pílulas milagrosas do primeiro santo nascido no Brasil. Outra atração da fazenda é um museu dedicado ao café, expondo maquinários, utensílios e outras curiosidades para preservar a história dos escravos na época dos Barões do Café, para que seja contada por muitas gerações. Uma visita enriquecedora de cultura e conhecimento.
A gastronomia na Fazenda São Luiz da Boa Sorte é um delicioso capítulo para quem aprecia pratos oriundos do livro de receita das mais tradicionais fazendas históricas fluminenses. Com forte influência da culinária mineira, tudo é feito no fogão a lenha, com produtos selecionados e de alta qualidade, além das folhas e legumes frescos direto da roça. Na Tulha, um galpão que mescla o rústico com elegância, são servidos o café da manhã e o almoço. Combinação perfeita para acompanhar as delícias gastronômicas da Fazenda São Luiz da Boa Sorte.

Jardim Fazenda São Luiz da Boa Sorte

ENTREVISTA
Liliana Rodrigues

“Quero que meus hóspedes façam uma viagem no tempo assim que transporem o portão da São Luiz. Vivam esta experiência como se estivessem no século XIX”

 

Liliana Rodrigues_Fazenda São Luiz da Boa Sorte

VIAGEM + LUXO: O que representa a Fazenda São Luiz da Boa Sorte para você?
LILIANA RODRIGUES: A Fazenda São Luiz da Boa Sorte é um marco da memória nacional, um dos palcos da histórica no áureo ciclo do café e das relações nada amistosa entre o baronato e os escravizados. É ainda uma obra majestosa, totalmente preservada, que foi transformada em hotel boutique, pelo que parece por vocação.  

À frente de um empreendimento que envolve preservação e hospitalidade, qual é a sua proposta a todas as pessoas que visitam a Fazenda São Luiz da Boa Sorte?
Que façam uma viagem no tempo assim que transporem o portão da São Luiz. Vivam esta experiência como se estivessem no século XIX.

Com a retomada das atividades hoteleiras no Brasil, quais foram as medidas de segurança adotadas pela Fazenda São Luiz da Boa Sorte? Já tem o selo Turismo Responsável conferido pelo Ministério do Turismo?
A fazenda faz parte do Circuito Elegante, que reúne a nata da hotelaria brasileira, o que lhe garantiu o selo Safe & Clean, seguindo toda conduta para o turismo responsável no país.  
AGENDE-SE
FAZENDA SÃO LUIZ DA BOA SORTE
Rodovia Lucio Meira BR 393, Km 210 – Vassouras - RJ
Reservas tel.: +55 21 99250 9798
www.fazendasaoluizdaboasorte.com.br

logoface logoinsta logoissuu
logotipo acertado
(c) VL Editorial 2020 - Todos direitos reservados.