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A HISTÓRIA DA PIAGET

- Em 1874, Georges Edouard Piaget resolveu montar um ateliê de relojoaria na fazenda da família, situada em um pequeno vilarejo chamado La Côte-aux-Fées, na região suíça de Jura. Especializado em relógios de bolso e na fabricação de movimentos para relógios de alta precisão encomendados por marcas de grande prestígio, Piaget em pouco tempo vê seu nome transpor as fronteiras suíças. Em 1911, seu filho Timothée Piaget assume o comando da empresa. A manufatura passa a produzir também relógios de pulso. Mais tarde, graças ao impulso dado por Gérald e Valentin Piaget, netos do fundador, a marca Piaget é oficialmente registrada. O ateliê de La Côte-aux-Fées começa a produzir suas próprias criações, expandindo sua produção no plano internacional. Em virtude deste acentuado crescimento, em 1945 a empresa familiar inaugurada nova fábrica, também em La Côte-aux-Fées, voltada mais especificamente para a inovação e o desenvolvimento de movimentos ultrafinos.

MARCA DAS CELEBRIDADES

- A coleção Piaget se diversifica. Em 1957, é lançado o relógio masculino Emperador, que se tornaria um modelo símbolo da marca. Com o crescimento das atividades, a empresa decide abrir uma nova manufatura em Genebra, especializada na fabricação de jóias, e sua primeira loja, em 1959. O setor de joalheria da Piaget registra um sucesso internacional imediato, graças a seus renomados clientes, como Jackie Kennedy, Gina Lollobrigida e Andy Warhol. Em 1964, a Piaget apresentou os primeiros relógios equipados de mostradores com pedras preciosas (lápis-lazúli, turquesa, ônix e olho-de-tigre). Mais tarde, a empresa lança um relógio para abotoadura, que viria a se tornar o símbolo superlativo do relógio-joia. Em 1976, surge o Calibre 7P, com movimento a quartzo, o menor de sua geração. O relógio Piaget Polo, com seu estilo arrojado, é lançado em 1979, tornando-se um ícone da marca. A coleção Dancer, lançada em 1986, obtém o mesmo sucesso fulgurante. Sob a presidência de Yves Piaget desde 1980, a Piaget continua a cultivar uma fidelidade por produtos excepcionais. Em 1988, a Piaget foi adquirida pelo Grupo Vendôme (atualmente Grupo Richemont), especializado no setor de luxo. Nos anos 90, novas coleções são lançadas: Possession, Tanagra, Limelight e Miss Protocole, que oferece pulseiras intercambiáveis. No segmento de relógios, a Piaget lança o modelo Altiplano e recria, em 1999, um de seus grandes clássicos: a linha Emperador. Os modelos de alta relojoaria com mecanismos complicados são reunidos no âmbito de uma mesma coleção: Black Tie. A marca se consolida cada vez mais como “o joalheiro que cria relógios”.

A PIAGET NO BRASIL

- Nicole Kramer-Axelrad, diretora da Marketing e Comunicação da Piaget para a América Latina e Caribe, comenta sobre o posicionamento da Piaget no Brasil: "O posicionamento da Piaget no mercado de luxo do Brasil é o de continuar sendo uma marca de relógios e joias únicas, elegantes, criativas e de prestígio, que utiliza apenas materiais preciosos. Nossos clientes são homens e mulheres; clássicos e hedonistas. Nós expressamos a “art de vivre” da Piaget por meio de criações distintas, elaboradas com estilo e de maneira sofisticada. Nosso objetivo com a boutique de São Paulo, a primeira na América Latina, é oferecer aos brasileiros a possibilidade de descobrir o know-how de nossa marca, por meio de nossos produtos, e também a nossa filosofia: Perfeição na Vida”.www.piaget.com

por Luiz França

 

 

 

 

 

 

Acima, Yves Piaget, presidente da griffe e integrante da equipe de polo. Abaixo, o fundador Georges Edouard Piaget (sentado ao centro) e família; colar de diamantes e ouro branco e a primeira boutique Piaget, circa 1959

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Relógio masculino, linha clássica da Piaget; as instalações da griffe, ontem e hoje, e a atriz chinesa Gong Li posa para campanha publicitária da marca, usando relógio feminino Limelight Gala

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