logotipo acertado trxto topo

Capa VL 12

HOME
PERFIL DO EDITOR
EDIÇÕES ANTERIORES
MIDIA KIT
FALE CONOSCO

dubrovnik
por Luiz França

Projetadas no passado para se protegerem dos inimigos, as cidades muralhas produzem um fascínio muito grande nos viajantes, por sua imponência e pela riqueza histórica de suas estruturas. Conheça dez cidades espalhadas pelo mundo, cujas muralhas são, na grande maioria, consideradas Patrimônios Mundiais pela Unesco [*]

DUBROVNIK – CROÁCIA

- Destino turístico mais concorrido do Mar Adriático, Dubrovnik (foto acima), na Croácia, é rodeada de muralhas e fortificações, que mesclam a cidade com encantos medievais e praias paradisíacas. Até hoje seus muros são considerados os mais bem preservados da Europa, com altura que chega aos 25 metros. Construídos entre os séculos 8 e 16, eles sobreviveram a guerras e invasões, conservando a cidade Dubrovnik com todo o seu esplendor.

CARCASSONNE – FRANÇA

- Localizada no sul da França, Carcassonne, na França, é a maior cidade murada da Europa, e foi defendida durante a Idade Média por um imponente conjunto de fortificações. Seu interior combina o traçado irregular de ruas estreitas medievais com a imponência de um castelo com 59 torres. Suas fortalezas foram construídas entre os séculos 9 e 10 para evitar os ataques dos vikings.

CarcassonneCarcassonne: no passado fortaleza para evitar ataques dos vikings

ÉVORA - PORTUGAL

- Único destino português entre as cidades europeias mais antigas, Évora é considerada uma cidade-museu. Seu muro começou a ser erguido no século 14, por ordem de Afonso IV e a obra perdurou até ao reinado de Fernando I, protegendo o patrimônio ao longo dos séculos em novos períodos de conflitos e invasões. Sua arquitetura mistura diversos estilos: romano, islâmico, gótico e maneirista, entre outros.

YORK – INGLATERRA

- Fundada pelos romanos, conquistada pelos anglos, capturada pelos vikings e incorporada ao reino da Inglaterra no ano de 954, York tem quase 2 mil anos de história. Localizada ao norte da Inglaterra, abriga riquezas como construções normandas e a maior catedral gótica da Europa – York Minster –, que levou 250 anos para ser concluída. Suas muralhas foram erguidas entre os séculos 12 e 14 e é possível admirar a cidade com a vista panorâmica dos muros, que têm espaços abertos para caminhadas.

Evora YorkÉvora:sua arquitetura é um mix de vários estilos. York: tem a maior catedral gótica da Europa

SVETI STEFAN – MONTENEGRO

- Montenegro é considerado a pérola do Mediterrâneo, e a cidade Sveti Stefan, que já foi uma modesta vila do século 15, tornou-se reduto de celebridades como Marilyn Monroe e Sophia Loren nos idos dos anos 1960. Em 2009, a cidade foi transformada em um hotel do exclusivo grupo Aman Resorts. Suas muralhas, que datam do século 15, protegem uma bela igreja e dezenas de casas de pedra calcária, onde o hotel está abrigado.

CARTAGENA – COLÔMBIA

- Cartagena foi fundada em 1533 pelos espanhóis, que cuidadosamente a fortificaram com uma muralha de 8 km de extensão, para espantar inimigos interessados no rico comércio local. É possível caminhar pelos muros e avistar de cima o mar do Caribe e a parte moderna da cidade. Além do charme histórico, Cartagena tem atrações culturais, como a casa do escritor Gabriel García Márquez, e praias tranquilas que convidam a agradáveis passeios.

Sveti CartagenaSveti Stefan: de modesta vila a um hotel de luxo. Cartagena: rica em atrações culturais

FEZ – MARROCOS

- Fez é hoje a maior cidade medieval do mundo em pleno funcionamento. Com aproximadamente 950 mil habitantes, foi fundada em 808, tendo sido a capital do Marrocos durante longos períodos. Ela também tem a maior zona urbana do mundo sem carros, com centenas de ruelas estreitas que abrigam os lugares mais típicos da região: souks, mesquitas, curtumes e um comércio rico em especiarias, tecidos, doces e uma infinidade de produtos artesanais.

CIDADE PROIBIDA – CHINA

- Localizada no centro antigo de Pequim, o local serviu como residência do imperador por cinco séculos, ganhando esse nome por restringir o acesso a apenas membros do império. Os quatro cantos da muralha têm torres com belos telhados ornamentados que representam a arquitetura chinesa clássica. A muralha e os prédios foram construídos levando em conta os preceitos da arte milenar do feng shui, um método chinês que promete atrair bons fluidos com a disposição correta das construções e objetos - uma característica que torna essa visita ainda mais especial.

Fez Cidade ProibidaFez: maior cidade medieval do mundo. Cidade Proibida: residência do imperador por 5 séculos

HUÉ – VIETNAM

- Hué é uma combinação única de monumentos, templos, palácios, mausoléus e jardins de arquitetura histórica. Sua fortaleza, com mais de 5 km de extensão, se estende às margens do majestoso rio Song Huong (Rio dos Perfumes). Com cerca de 340 mil habitantes, a cidade oferece diversas atrações para os visitantes, como o mercado de Dong Ba, passeios de barco e bons restaurantes que oferecem o melhor da gastronomia local.

JODHPUR – ÍNDIA

- Jodhpur foi fundada em 1459 e hoje é um dos destinos turísticos mais famosos do Rajastão. Com belos palácios, templos grandiosos e paisagens desérticas, tem uma muralha que protege suas famosas casas e lojas de fachada azul, proporcionando um visual único. Com clima agradável durante todo o ano, é também famosa pelo seu comércio de móveis e tapetes.

Hue JodhpurHué: jardins de arquitetura histórica. Jodhpur: casas e lojas de fachada azul
[*]A Teresa Perez Tours, agência especializada em roteiros sofisticados, dispõe de um pacote para visitar os destinos destacados nesta matéria.
Acesse http://www.teresaperez.com.br/

logoface logoinsta logoissuu
logotipo acertado
(c) VL Editorial 2017 - Todos direitos reservados.
Créditos de fotos: pesquisa fonte internet e divulgação.