logotipo acertado trxto topo
HOME
PERFIL DO EDITOR
EDIÇÕES ANTERIORES
MIDIA KIT
FALE CONOSCO

RECIFE CULTURAL: OFICINA CERÂMICA FRANCISCO BRENNAND

ATELIER DE ARTISTA

Depois de 34 anos de trabalho intenso e obsessivo, o ceramista, pintor e escultor Francisco Brennand atinge sua meta com a realização de um complexo único e peculiar, cujo significado dá atenção a um sentido cosmogônico e, ao mesmo tempo, visionário de seu criador – um verdadeiro museu à céu aberto

Por LUIZ FRANÇA
Francisco de Paula Coimbra de Almeida Brennand nasceu a 11 de junho de 1927, na cidade do Recife, capital do Estado de Pernambuco. Em novembro de 1971, o artista começou a reconstruir a velha Cerâmica São João da Várzea – nas terras do Engenho Santos Cosme e Damião – fundada em 1917 pelo seu pai, o industrial pernambucano Ricardo Lacerda de Almeida Brennand. No local, então totalmente deteriorado, praticamente em ruínas, FRANCISCO BRENNAND deu início a um audacioso projeto de criação de esculturas em cerâmica, que deveriam ocupar os espaços internos e externos do ambiente. Depois de 34 anos de trabalho intenso e obsessivo, ele atinge sua meta com a realização de um complexo único e peculiar, cujo significado dá atenção a um sentido cosmogônico e, ao mesmo tempo, visionário de Francisco Brennand.
OFICINA CERÂMICA FRANCISCO BRENNAND é um museu dedicado à arte brasileira. Apresenta aproximadamente 2 mil obras, entre esculturas, murais, painéis, pinturas, desenhos e objetos em cerâmica. A principal temática da obra de Francisco Brennand é a origem da vida e a eternidade das coisas. Possui diversas obras inspiradas na mitologia grega romana, história, fauna e flora, literatura dentre outros personagens.
Com 15 quilômetros quadrados de área construída, o local oferece inusitadas instalações projetadas para visitação; a Accademia (Pinacoteca, reunindo pinturas e desenhos realizados por Francisco Brennand), o Anfiteatro, o Salão de Esculturas, o Templo Central, o Templo do Sacrifício, o Estádio (espaço destinado à realização de eventos), auditório, capela Imaculada Conceição – projetada pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha –, loja de souvenirs e objetos utilitários, Brennand Café e os convidativos e estupendos jardins projetados por Burle Marx. O escritor e arquiteto Fernando de Barros Borba define as características da arte brennandiana como poucos o fizeram.
Entrada para o TEMPLO CENTRAL e rua com ESFINGES

MESTRE DOS SONHOS

Francisco Brennand veio a falecer em 19 de dezembro de 2019, aos 92 anos. O artista enveredou pelos caminhos da arte aos 13 anos de idade, para se dedicar incessantemente ao oficio de pintor, desenhista e escultor. O talento de Brennand se evidenciou desde os anos de colegial quando fazia caricaturas de professores e colegas. Sua formação, inicialmente acadêmica, realizada com artistas de Pernambuco, especialmente com o mestre do afresco Murilo La Greca, e o paisagista Álvaro Amorim, não o afastaram da liberdade de expressão, em que mantém até hoje o rigor do domínio técnico.
Iniciando-se com pintor, aos 20 anos, Brennand participou do 6º Salão de Arte do Museu do Estado de Pernambuco, quando obteve o primeiro prêmio de pintura, com uma paisagem idealizada a partir das caminhadas no Engenho São João de propriedade do seu pai, intitulada de a “Segunda Visão da Terra Santa”. No ano seguinte participou novamente do Salão de Pernambuco enviando cinco quadros, obtendo simultaneamente o primeiro prêmio com a obra “Frade em Oração” e uma menção honrosa por seu “Auto-Retrato como Cardeal Inquisidor”, inspirado pelo Retrato do Cardeal Inquisidor Don Fernando Nino de Guevara, de El Greco. Aconselhado pelo artista plástico Cícero Dias, Brennand viajou para Paris em dois períodos: 1948-1949 e 1950-1952.
OS COMEDIANTES: quatro figuras de saltimbancos dão as boas-vindas aos visitantes; detalhe do TEMPLO CENTRAL
Além da França, ele também esteve em outros países europeus para estudar pintura e cerâmica (Itália), tendo convivido com artistas contemporâneos como Fernand Léger, frequentando aulas de pintura com André Lhote e ocupando-se também com visitas a galerias e museus. Francisco Brennand é um artista consagrado e reconhecido no Brasil e no exterior, tendo recebido vários prêmios, como o Interamericano Gabriela Mistral, oferecido pela OEA, realizou diversas exposições nacionais e internacionais. Possui obras públicas por diversos estados brasileiros, instituições culturais e museus. Uma de suas obras mais conhecidas é o Mural Cerâmico das Industrias Bacardi Export, em Miami. Também podemos contemplar a obra do artista visitando o Parque das Esculturas Francisco das Esculturas Francisco Brennand, ao lado da Praça Marco Zero, no centro antigo do Recife. Em 2017, Francisco Brennand foi agraciado com a Medalha do Mérito Guararapes – Grã-Cruz, a mais alta honraria do Estado de Pernambuco.   
OFICINA CERÂMICA FRANCISCO BRENNAND
Propriedade Santos Cosme e Damião, s/n, Várzea
Informações tels.: +55 81 3453 1326 | 3271 2326 | 3272 5196

logoface logoinsta logoissuu
logotipo acertado
(c) VL Editorial 2021 - Todos direitos reservados.