logotipo acertado trxto topo
HOME
PERFIL DO EDITOR
EDIÇÕES ANTERIORES
MIDIA KIT
FALE CONOSCO

CRISTALINO LODGE

TURISMO SUSTENTÁVEL

O hotel tem na conservação da biodiversidade a sua principal fonte de inspiração. Os turistas colaboram em importantes iniciativas, como energia solar nos quartos e uso de produtos naturais na horta orgânica. Não à toa foi eleito um dos 25 melhores ecolodges do mundo pela National Geographic Traveler

O sul da Amazônia brasileira é um destino encantador. Localizado no meio de uma reserva particular com 11.399 hectares – uma área 6 vezes maior do que o Arquipélago de Fernando de Noronha – o CRISTALINO LODGE é um destino ideal para os amantes da natureza. Não à toa foi eleito um dos 25 melhores ecolodges do mundo pela National Geographic Traveler. Como uma joia, o hotel está incrustrado em meio à exuberância floresta, com acomodações que se mesclam com a mata nativa às margens do rio Cristalino. Os destaques são os bangalôs cuidadosamente projetados em madeira e piso de cerâmica, apresentando equilíbrio entre design e conforto.
O Bangalô Especial possui 72m² e inclui cama king-size e dois sofás-cama com lençóis Trousseau. Ideal para família, casais e grupo de amigos, esta acomodação conta com uma ducha ao ar livre e uma exclusiva banheira externa em jardim privativo. Todos os 18 quartos possuem ventilação natural com amplas vistas da floresta e amenidades Granado para dias de descanso e harmonia na natureza. Além disso, são abastecidos com energia solar, limpa e sustentável. As acomodações (sustentáveis) possuem energia 24 horas por dia, aproveitando da abundância de sol na região para o conforto dos visitantes.
Sua localização geográfica é deveras privilegiada. A Reserva Particular do Patrimônio Nacional (RPPN) está localizada na ponta sul da Amazônia, no centro do Brasil, onde a floresta amazônica se aproxima do Cerrado e do Pantanal. O espaço da reserva serve como proteção à vida animal em conjunto com o Parque Estadual Cristalino, contribuindo para a rica diversidade de espécies, criando uma zona com uma elevada biodiversidade conhecida como ecótono. O Cristalino está na parte alta da Amazônia, com altitude entre 270 e 450 metros acima do nível do mar. Isso significa que o rio não alaga a floresta, permitindo que as caminhadas sejam feitas durante o ano todo, aumentando as chances de observar animais. O terreno acidentado na região do Cristalino cria 6 diferentes tipos de florestas, permitindo uma incrível variedade de atividades em meio à rica biodiversidade.
Cristalino Lodge: bangalô junior e área de convívio social

EXPERIÊNCIA INESQUECÍVEL

Servindo culinária brasileira com frutas e legumes orgânicos, peixes frescos e carnes variadas, a gastronomia do Cristalino Lodge é um dos pontos altos da viagem. Receitas com toque de arte e brasilidade acompanhadas de sobremesas que valorizam os frutos da Amazônia enriquecem a experiência. Ao ar livre, as atividades disputam à atenção dos visitantes. Confira:
- CANOAGEM: As águas calmas do rio Cristalino são perfeitas para a canoagem, com equipamento seguro e confortável fornecido pelo hotel.
- TRILHAS: Passeios monitorados oferecem um entendimento profundo do ecossistema tropical para pequenos grupos de forma personalizada.
- TORRES DE OBSERVAÇÃO Para uma experiência verdadeiramente única na floresta amazônica, uma visita às torres de observação não pode faltar. Chegando a 50 metros de altura, com plataformas em diversos níveis, é possível desfrutar de vistas panorâmicas da reserva.
- OBSERVAÇÃO DA FAUNA E FLORA: Várias espécies-bandeira da fauna e flora brasileiras podem ser encontradas nesta região, incluindo: gavião-real, ariranha, macaco aranha-de-cara-branca, cateto de colar-branco, macaco cuxiú-de-nariz-branco, bugio-de-mão-vermelha, tiriba-de-barriga-vermelha, capitão-de-cinta, araçarí-mulato, castanheira, mogno e palmeira inajá. Esta área foi destacada pelo Ministério Brasileiro do Meio Ambiente como prioritária para a conservação.

PROGRAMAS PERSONALIZADOS

Há ainda opções de programas disponíveis para viajantes que preferem atividades diferenciadas. A escolha poderá ser feita no ato da reserva. Escolha:
- VIAGEM DE NATUREZA: É recomendada para pessoas que desejam conhecer a Amazônia, sem foco específico em observação de aves ou fotografia. Passeios de história natural, combinando atividades incríveis ao ar livre com instalações e equipamentos confortáveis. As atividades incluem canoagem, caminhadas por diferentes trilhas, excursões para as torres de observação durante o nascer ou pôr-do-sol, observação de flora e fauna e passeios de barco. Estada recomendada: 3 a 5 noites.
- BIRDWATCHING: Observadores de aves podem realizar uma programação direcionada apenas para essa prática. Uma equipe formada por guias treinados mostra mais de 595 espécies que habitam a região de alta biodiversidade, em torres de observação e trilhas na mata. Estada recomendada: 5 a 7 noites.
- FOTOGRAFIA: Fotógrafos profissionais e amadores podem realizar uma programação direcionada para fazer imagens de uma das regiões mais bonitas do Brasil, acompanhados por guias experientes e oferecendo uma imersão profunda na Amazônia. É necessário contratar serviço de guia privativo. Estada recomendada: 4 a 7 noites.
Cristalino Lodge: detalhe do deck e flagrante do birdwatching

ATENÇÃO COM A SUSTENTABILIDADE

O conceito do Cristalino Lodge é fruto da interação entre dois pilares: conservação e desenvolvimento sustentável. De um lado, o hotel, de outro, a Fundação Cristalino. Este modelo foi criado como uma alternativa para o desenvolvimento responsável na Amazônia meridional. Desde a sua criação, o Cristalino Lodge tem na conservação da biodiversidade a sua principal fonte de inspiração e motivação. Os turistas que visitam o hotel estão colaborando para importantes iniciativas que vão desde a energia solar nos quartos, permacultura para tratamento da água e uso de colheitas da horta orgânica. Além disso, o Cristalino Lodge conserva diretamente uma reserva com 11.399 hectares de floresta primária. Por seus esforços na área ambiental, o hotel tem recebendo importantes premiações como o Global Vision Awards, da revista Travel & Leisure, e Sustainable Vision Award da Brazilian Luxury Travel Association. Criada em 1999, a Fundação Cristalino contribui com o Cristalino Lodge no desenvolvimento da pesquisa sobre a biodiversidade da Amazônia. Daí os estudos em botânica, clima e vida animal realizados em parceria com importantes instituições. Além disso, trabalhos de educação ambiental com crianças de Alta Floresta e Novo Mundo contribuem para a sensibilização de mais de 5 mil participantes que já atenderam esse programa de forma gratuita. Ao visitar o Cristalino Lodge, o turista também contribui para os trabalhos da Fundação Cristalino.

NAVEGANDO NO RIO CRISTALINO

O clima da região é quente durante todo o ano. Noites frias são comuns, especialmente durante os meses mais secos, de junho a outubro. Como em qualquer floresta tropical, pode haver tempestades ocasionais, geralmente seguidas pelo céu ensolarado e brilhante. A chegada no Cristalino Lodge é feita através de Alta Floresta, em Mato Grosso. Há voos diários a jato a partir das principais capitais do Brasil para a cidade. Após a chegada, haverá um transfer de carro, seguido de um lindo passeio pelo rio Cristalino., uma vez que o hotel é acessível somente por barco.
Exuberante vista aérea do Cristalino Lodge, Região Sul da Floresta Amazônica

PROGRAME-SE

CRISTALINO LODGE
Informações COVID-19 +55 66 3521 1396
Alta Floresta (MT), Sul da Amazônia
Reservas tel.: +55 11 3071 0104
www.cristalinolodge.com.br

logoface logoinsta logoissuu
logotipo acertado
(c) VL Editorial 2021 - Todos direitos reservados.